quarta-feira, 9 de junho de 2010

Quantidade de calor.


A quantidade de calor é a quantidade de energia trocada entre dois corpos em contato quando há diferença de temperatura.

A quantidade de calor pode ser: sensível, quando acarreta variação de temperatura; ou latente, quando acarreta a mudança de fase.

Para cada caso usamos características particulares da substância para calcularmos a quantidade de calor envolvida no processo. Na quantidade de calor sensível usamos o calor específico da substância no determinado estado físico; e na quantidade de calor latente, usamos o calor latente correspondente a referida mudança de fase.

3 comentários:

Frigga disse...

Para quem procura uma ajuda para as provas, este é o melhor lugar para se pesquisar. Eu particularmente, consegui estudar para as provas de física graças a este blog!
O senhor é um ótimo professor!

bjos da Isabelly Cristina, 3º ano do C.E. Pres. Castelo Branco.

Adilson disse...

BOM DIA PROFESSOR.
TENHO UMA PERGUNTA A FAZER SOBRE INTERFERÊNCIA DA CARGA DE BATERIA DO CELULAR NO CORPO HUMANO.
ACONTECEU COMIGO. DURANTE UM DIA QUE FIQUEI COM O CELULAR NO MEU BOLSO DA CAMISA, ELE AQUECEU MUITO E DESCARREGOU MUITO RÁPIDO.
O QUE PODE TER ACONTECIDO?
ESPERO QUE VC TENHA UMA RESPOSTA LÓGICA EM FÍSICA.

ABRAÇOS.

Vox572 disse...

De maneira chula, a energia elétrica da bateria foi convertida em energia térmica isso ocasionou o descarregamento rápido da bateria.