sábado, 5 de novembro de 2011

Energia e trabalho.

Princípio da conservação da energia.
"Energia não pode ser criada nem destruída, ela é apenas transformada ou transferida."


A Ciência acredita que no Universo exista uma quantidade finita de Energia. Que quantidade é essa? Não sabemos. Só sabemos que ela pode se manifestar nos mais diferentes tipos. Energia pode ser associada a diversos fenômenos, processos ou mesmo objetos. Note:
  • Movimento - energia mecânica.
  • Temperatura - energia térmica.
  • Luz - energia luminosa.
  • Eletricidade - energia elétrica.
  • Sol - energia solar.
  • Vento - energia eólica.
O que temos na lista é só alguns exemplos (pensem em outros!). Portanto o que podemos afirmar sobre energia é que ela é uma grandeza física versátil, que podemos descrever fenômenos naturais em termos de energia, suas formas e transformações.

Quando usamos a grandeza Energia para o estudo da mecânica, um conceito fundamental é o de Trabalho mecânico. O Trabalho é a transferência de energia mecânica através da ação de uma força. Uma força só realiza trabalho quando está na direção do deslocamento da partícula. 

Na figura acima, considere a partícula m sobre a ação de uma única força F ao longo do deslocamento d. A força só realiza Trabalho (w) quando provoca variação da velocidade da partícula. O valor do Trabalho corresponde a quantidade de Energia que a partícula ganha ou perde ao longo do deslocamento. Portanto Energia e Trabalho são medidos na mesma unidade, que no SI é o joule (J).

Nenhum comentário: