terça-feira, 1 de setembro de 2009

Leis de Força.

Quando ouvimos a palavra força logo pensamos em esforço físico (muscular). Mas em Física, o conceito de força é bem mais amplo.

As forças no natureza surgem da interação entre dois corpos e sempre aos pares. Gosto da seguinte definição: força é uma grandeza física vetorial a qual atribuimos a capacidade de promover deformações ou alterar o estado de equilíbrio de um corpo.

Para começar nossos estudos separei um grupo de cinco forças que normalmente estão presentes em esquemas mecânicos, aplicadas em corpos sólidos.

A força peso é a força com que o planeta Terra atrai os corpos próximos a sua superfície. Sua direção é sempre vertical com sentido para baixo. Possui intensidade constante, pois depende apenas da massa do corpo e do campo gravitacional local. (Para pontos mais afastados da superfície da Terra o campo gravitacional já não pode ser considerado constante, portanto o peso também não!)

Sempre que há contato entre superfícies sólidas, surge uma força que atua no sentido de impedir a interpenetração das superfícies, ou seja, uma força de apoi chamada força normal.

Ela é sempre perpendicular a superfície de apoi e sua intensidade depende do sistema de forças. (Identifidado pelos vetores!)

Quando há deslizamento, ou tendência de deslizamento, relativo entre duas superfícies de contato, há também a força de atrito, paralela as superfícies e oposta ao deslizamento. Para que haja atrito, é necessário o contato entre as superfícies, portanto o atrito depende da força normal. Veja no infográfico.




Até agora foram três forças. As outras duas forças são: a força de tração, exercida por fios cordas, cabos, etc; e a força elástica, exercida por corpos com propriedades elásticas.

No caso da tração, o fio sempre é considerado inextensível (não altera o seu comprimento). Se não fosse assim, o fio se comportaria como um corpo elástico.

Já os corpos elásticos sempre são representados por uma mola em espiral. Veja nos infográficos.




Nenhum comentário: