quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Fenômenos da propagação da luz.

A ótica é o ramo da Física que estuda fenômenos ligados a luz. Ela é dividida em dois segmentos: a ótica geométrica e a ótica ondulatória.

A ótica ondulatória (também chamada de ótica física), entende a luz como uma onda eletromagnética e explica todos os fenômenos luminosos como manifestações da natureza ondulatória da luz. A reflexão, refração, difração, polarização e interferência são fenômenos ondulatórios que podem ser reproduzidos com feixes de luz.

Já a ótica geométrica é baseada em princípios geométricos para explicar fenômenos ligados a luz. Portanto ela é restrita a fenômenos de propagação: a reflexão e a refração, e por consequência a absorção da luz (ocasião onde não há propagação!). Veja no infográfico (click nele para ampliar!).




Os princípios da ótica geométria são três:
Princípio da propagação retilínea da luz: "em meios transparentes e homogêneos, a luz se propaga em linha reta".
Isso fica evidente na formação de sombras, e é por isso que representamos os raios de luz como seguimentos de retas.

Princípio da independência dos raios luminosos: "vários feixes de luz, emitidos simultaneamente por fontes diferentes, podem se cruzar sem que um altere a sua propagação do outro".

Princípio da reversibilidade dos raios luminosos: "a trajetória de uma raio de luz não se modifica quando se inverte o sentido de sua propagação".

Nenhum comentário: