quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Campo elétrico.

Campo elétrico é o agente físico responsável pela transmissão de uma força elétrica. Ou seja, um corpo carregado (chamado carga de prova) que se encontra em uma região do espaço em que fica sujeito a uma força de natureza elétrica (que pode ser atrativa ou repulsiva), está sobre a ação de um campo elétrico.

O conceito de campo está ligado a idéia de "ação à distância". Nas forças que surgem sem a necessidade de um contato mecânico entre os corpos, dizemos que um dos corpos modifica a região do espaço ao seu redor criando um campo, e o outro interage com esse campo por meio da ação de uma força.

Isso ocorre no caso de massas (campo gravitacional); com os ímãs (campo magnético) e com as cargas elétricas (campo elétrico!).






Portanto, no campo elétrico temos uma carga fonte (a geradora do campo) e uma carga de prova (a carga que sente a ação do campo).

A escolha da carga fonte e da carga de prova é uma questão de referencial. Comentarei isso mais tarde.


Um comentário:

Tear Digital disse...

Interessante a explicação sobre a ação do campo elétrico. Eu não sabia a diferença entre a carga geradora do campo e a carga de prova, a que sofre a ação do campo. Só não entendi, ainda, a questão do referencial aplicada a este caso. Bem resumido e objetivo. (Só achei resumido demais).

Eu também farei física na UFRuralRJ. Passei este ano pelo ENEM e começo as aulas dia 15 deste mes. Professor, o curso oferecido pela Rural de Física é bom mesmo? A licenciatura Plena em Física, por eles oferecida é equivalente a licenciatura + bacharelado ou não? E se eu quiser fazer o bacharelado depois da licenciatura plena (e quero fazer), seria o mesmo que fazer o novo curso de física?

Desde já agradeço a atenção.
Tambem possuo um blog sobre ciência, ateísmo, religião/teologia e política.
http://comunidadeateista.blogspot.com

Irei seguir o seu blog. Siga o meu também. Vamos divulgar o conhecimento!

Rafael Souza.