domingo, 21 de junho de 2009

Geradores elétricos

Os geradores são dispositivos que transformam qualquer forma de energia em energia elétrica. Lembre-se que qualquer transformação de energia envolve energia térmica, portanto qualquer gerador em funcionamento irá gerar calor, além de corrente elétrica em um circuito.

O calor é medido pela potência dissipada (perdida) pelo gerador devido a sua resistência interna. Assim como qualquer condutor, o gerador possui resistência elétrica.

A tensão máxima fornecida pelo gerador recebe o nome de "força eletromotriz" (fem). A fem nada mas é do que a voltagem (ou diferença de potencial) entre os terminais de um gerador. Na prática essa voltagem não é totalmente aproveitada por um receptor ligado ao gerador, devido as perdas atribuídas a sua resistência interna (conforme já foi dito).

Já a intensidade da corrente elétrica fornecida pelo gerador depende do seu projeto.

A corrente elétrica pode ser do tipo contínua ou alternada. Na corrente contínua (cc) os terminais do gerador possuem sempre a mesma polaridade, gerando um fluxo de cargas no circuito em um único sentido de movimento. Na corrente alternada (ac) a polaridade nos terminais do gerador muda de tempos em tempos (ora positiva ora negativa). Nesse caso, as cargas se movem no circuito primeiro em um sentido e depois no outro. No Brasil essa mudança de sentido da corrente (e de polaridade nos terminais) nas tomadas residenciais é de 60 vezes por segundo (por isso a frequência de 60Hz impressa nas etiquetas de informações técnicas nos eletrodomésticos).

As pilhas e baterias químicas são capazes de sustentar um fluxo constante de cargas em um circuito, gerando uma corrente contínua.

geradores elétricos para sistemas de distribuição de energia fornecem corrente alternada.

Pesquise e descubra porque dispositivos móveis que funcionam com baterias, utilizam corrente contínua; e nossas casas são abastecidas com corrente alternada.

Faça um texto (redação) explicando essa diferença, com base na sua pesquisa, e envie para o professor. Não esqueça de indicar no final do texto as suas fontes de pesquisa.

Dica: começe utilizando os links do texto ;)

Nenhum comentário: