quarta-feira, 31 de março de 2010

Escalas termométricas: Celsius e Fahrenheit

A temperatura de um corpo pode ser medida através de um termômetro. Cada termômetro apresenta uma escala de leitura. As escalas termométricas em uso, atualmente, são as escalas Celsius e Fahrenheit.

O termômetro mais comum é aquele que utiliza um líquido como substância termométrica. Existe uma variedade de termômetros, que utilizam variadas substâncias sensíveis a temperatura. O importante é que alguma propriedade dessas substâncias termométricas varie linearmente com a temperatura.

No caso do termômetro que utiliza um líquido, normalmente álcool ou mercúrio, ele é colocado em um reservatório (bulbo) ligado a um tubo extremamente fino de vidro (capilar). Com a variação da temperatura, o volume de líquido varia no capilar, fazendo a coluna de líquido atingir diferentes alturas.

A altura da coluna de líquido é associada às escalas, que adotam dois pontos fixos para registra a temperatura.



A conversão de temperatura entre as escalas é feita por meio da comparação dos segmentos entre os pontos fixos e as temperaturas correspondentes aos mesmos estados térmicos, conforme indicado no infográfico abaixo.

Nenhum comentário: