quarta-feira, 31 de março de 2010

Calor, temperatura e sensação térmica

O calor é o agente físico responsável pelo aquecimento ou resfriamento de um corpo ou sistema de corpos. Nos livros costuma-se escrever a seguinte definição: "Calor é a energia térmica em trânsito provocada por diferença de temperatura."

Portanto, calor é a energia transferida entre dois corpos devido a uma diferença de temperatura. O calor sempre flui do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura. Quando dois corpos, ambos na mesma temperatura (em equilíbrio térmico), são colocados em contato, não haverá troca de calor.

Já a temperatura é definida como "o grau de agitação das partículas que constituem o corpo". Estas partículas podem ser átomos, moléculas ou íons. Do ponto de vista microscópico, qualquer corpo (sólido, líquido ou gasoso) é composto de partículas em constante agitação (movimento).

Já as palavras FRIO e QUENTE, são sensações térmicas. Muitas vezes utilizamos erroneamente a palavra calor no lugar de quente. Vamos esclarecer.

Temos a sensação de QUENTE quando ganhamos calor.

Temos a sensação de FRIO quando perdemos calor.

Como a temperatrura média do corpo humano é de 36,5°C, podemos dizer que, se tocarmos qualquer material com temperatura acima de 37°C teremos a sensação de QUENTE; para qualquer material com temperatura abaixo de 36°C teremos a sensação de FRIO.

E por que um objeto metálico parece sempre mais frio que um objeto de madeira, por exemplo, quando estão à mesma temperatura? Isso ocorre porque o metal é melhor condutor térmico que a madeira. Portanto ele é mais eficiente em "roubar" calor do nosso corpo, do que a madeira.

A sensação térmica também depende da condutividade térmica do material que entramos em contato. 

Entendido?

2 comentários:

alessandro disse...

otimo blog para tirar minhas duvidas em casa.. parabens professor espero que todos tenhas gostado..

alessandro disse...

professor peço que em suas aulas vc depois faça um resumo e coloque em seu blog sou aluno do arruda 2006 noite abrigado