terça-feira, 23 de março de 2010

Carga elétrica e o átomo.

Desde pequenos, quando começamos a estudar ciências na escola, ouvimos a famosa frase: "Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço". Essa frase faz referência a duas propriedades da matéria, a massa e o volume. Agora vamos acrescentar mais uma: a carga elétrica.

A carga elétrica não é uma completa desconhecida da maioria das pessoas. Todos sabemos que temos dois tipos, as cargas positivas e as cargas negativas. Também conhecemos o seu comportamento em termos de interação: atração ou repulsão.

Cargas de mesmo sinal se repelem mutuamente, enquanto que cargas de sinais opostos se atraem.


Assim como massa e volume, carga elétrica é uma propriedade da matéria. Logo, estas características são consideradas no modelo que entendemos como o mais apropriado para descrever a estrutura fundamental da matéria, o átomo.

Em nosso modelo atômico (veja no infográfico abaixo), vamos destacar a presença de partículas com cargas positivas confinadas no núcleo, e partículas com cargas negativas em movimento ao redor desse núcleo. As partículas que possuem carga negativa são os elétrons, e dentro desse modelo, são eles que possuem mobilidade.

Não vamos, por enquanto, abrir o núcleo. Ou seja, até o momento não sabemos o que há dentro do núcleo, embora o professor de química já tenha dito isso a você. Lembre-se apenas que o núcleo possui carga positiva e está no centro do átomo. Já os elétrons, possuem carga negativa e mobilidade, movendo-se em relação ao núcleo.


De acordo com esse modelo, o átomo é eletricamente neutro, ou seja, possui mesma quantidade de cargas positivas (confinadas no núcleo) e cargas negativas (na eletrosfera), movendo-se entorno do núcleo.

Se um corpo qualquer é constituído de átomos, não é de se admirar que ele também seja eletricamente neutro. Portanto para que um corpo fique eletrizado, é necessário que ele possua excesso de algum tipo de carga, positiva ou negativa.

Como no modelo atômico são os elétrons que possuem mobilidade, um corpo ficará eletrizado quando estiver em desequilíbrio eletrônico. Um corpo carregado positivamente possui falta de elétrons, já um corpo carregado negativamente possui excesso de elétrons.

Um comentário:

Thiago Sá disse...

Oi André! Estou revisando esses conceitos de átomo, cargas elétricas e modelos atômicos! É grande a dificuldade que muitos alunos possuem ao tentar estudar esses conteúdos. Não podemos deixar que nossos alunos permaneçam no estudo abstrato.

Muito bom o seu site e desejo sucesso. Ótima iniciativa!!

Abraços

Thiago Sá
Bolsista PIBID CEPCB