domingo, 23 de março de 2008

Linha do tempo.


Constantemente farei conexões históricas nas publicações, para isso preparei uma linha do tempo (click na figura para ampliar), para termos como referência. A história ocidental, normalmente, é dividida em "eras" ou "idades":


  • Idade Antiga (Antigüidade) : aprox. 4000 aC. até séc. V d.C;

  • Idade Média: séc. V até séc. XV;

  • Idade Moderna: séc. XV até séc. XVIII;

  • Idade Contemporânea: séc. XVIII até hoje (séc. XXI).

A maior parte dos fatos científicos citados em sala de aula ocorreram na Idade Moderna. Embora não existam fatos que determinam exatamente onde começa ou termina uma "Idade", os historiadores concordam com os intervalos marcados na linha.


Lembre-se, o calendário gregoriano (nosso calendário) inicia-se no ano 1, logo o século I vai do ano 1 ao ano 100 ( 1 século = 100 anos). Assim temos: século V = de 401 a 500; século XV = de 1401 a 1500; século XVIII = de 1701 a 1800 ...


Na linha estão marcados os anos de início de um deterninado século. Mas estamos falando sempre de um intervalo (100 anos).

Um comentário:

Sérgio Vitor disse...

Olá Andre, tudo jóia? Sumiu do curso, espero que não tenha desistido. Agora que percebi que no outro post coloquei um comentário que era para a stela no seu blog, devo ter aberto várias janelas e me confundi. Abs.