Os geradores são dispositivos que transformam qualquer forma de energia em energia elétrica. Lembre-se que qualquer transformação de energia envolve energia térmica, portanto qualquer gerador em funcionamento irá gerar calor, além de corrente elétrica em um circuito.
O calor é medido pela potência dissipada (perdida) pelo gerador devido a sua resistência interna. Assim como qualquer condutor, o gerador possui resistência elétrica.
A tensão máxima fornecida pelo gerador recebe o nome de "força eletromotriz" (fem). A fem nada mas é do que a voltagem (ou diferença de potencial) entre os terminais de um gerador. Na prática essa voltagem não é totalmente aproveitada por um receptor ligado ao gerador, devido as perdas atribuídas a sua resistência interna (conforme já foi dito).
Já a intensidade da corrente elétrica fornecida pelo gerador depende do seu projeto.
A corrente elétrica pode ser do tipo contínua ou alternada. Na corrente contínua (cc) os terminais do gerador possuem sempre a mesma polaridade, gerando um fluxo de cargas no circuito em um único sentido de movimento. Na corrente alternada (ac) a polaridade nos terminais do gerador muda de tempos em tempos (ora positiva ora negativa). Nesse caso, as cargas se movem no circuito primeiro em um sentido e depois no outro. No Brasil essa mudança de sentido da corrente (e de polaridade nos terminais) nas tomadas residenciais é de 60 vezes por segundo (por isso a frequência de 60Hz impressa nas etiquetas de informações técnicas nos eletrodomésticos).
As pilhas e baterias químicas são capazes de sustentar um fluxo constante de cargas em um circuito, gerando uma corrente contínua.
Já geradores elétricos para sistemas de distribuição de energia fornecem corrente alternada.
Pesquise e descubra porque dispositivos móveis que funcionam com baterias, utilizam corrente contínua; e nossas casas são abastecidas com corrente alternada.
Faça um texto (redação) explicando essa diferença, com base na sua pesquisa, e envie para o professor. Não esqueça de indicar no final do texto as suas fontes de pesquisa.
Dica: começe utilizando os links do texto ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário